Bem vindo - Welcome - Bienvenido

Mensagens Bíblicas, Estudos & Meditações.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

OS VASOS DA CASA DO SENHOR

Qual vaso você é?


Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 2 Timóteo 2:20. 

Vaso - Utensílio geralmente de barro, frágil e barato, muito utilizado no século I para conter substâncias líquidas ou sólidas.

Há muitos vasos na casa do senhor; pois o Senhor nos compara muitas vezes como um vaso de oleiro em suas mãos. ‘’(...) Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel’’. (Jr 18:6). Somos vasos de barro, sem valor para alguns, mas para Deus somos de muito valor, ainda que sejam falhos e fracos. E na casa de Deus existem vasos de madeira, ouro, prata, e barro. Existem vasos para honra e para desonra, vasos de irá e vasos para glória do Senhor. Ainda que sejamos um vaso de barro sem valor para alguns, o que importa são o tesouro inestimável contido dentro de nós os vasos do Senhor. O vaso aqui é o tipo de crente que você é na casa de Deus; os que se santificam serão vasos de honra idôneos para uso do Senhor preparados para toda boa obra. Porem aqueles que vivem em: contendas, escândalos, falatórios profanos e que se desviam da verdade e que não se apartam da iniquidade, serão vasos de desonra.

Quais vasos você tem sido na casa do Senhor. Pau, ouro, prata, ou barro?

Vamos começar trazendo em memoria que o importante não é a formosura que o vaso aparenta ter por fora, diante daqueles que os observa; pois o que é de valor em um vaso de honra, é o que está dentro dele. Oh! Quanto vaso bonito na casa de Deus, Agora veja o que tem dentro. Deus tem misericórdia de mim; sem hipocrisia eu digo isso; por fora mostram formosura, mas por dentro toda espécie de sujeira.

-Um vaso de pau. A madeira é um material encontrado na natureza e que não resiste à ação da mesma; não resisti à ação do tempo, e no fogo é logo consumida. Assim é o crente vaso de pau; não passa muito tempo na casa do Senhor e no fogo não resiste; às lutas e as tentações, logo se desvia; Como então Deus poderá conservar dentro dele o seu precioso tesouro? Sem contar que sendo de madeira logo é devorada pelos cupins e torna-se habitação de fungos e insetos peçonhentos.

-Um vaso de ouro. O ouro é um metal precioso que não se encontra tão fácil por ai, o qual é de muito valor comercial; Um vaso de ouro é por sinal um vaso muito belo e de grande valor. Um crente vaso de ouro seria um crente que demonstra até uma aparência diante das pessoas; mas se estiver vazio do precioso tesouro do Senhor nada valera a formosura que aparenta ter. Orgulho e ostentação são o que esse vaso sugere; um crente orgulhoso que gosta de ostentar o que tem diante dos demais vasos da casa de Deus. Um vaso de ouro por si só já seria um tesouro, então será que este crente daria espaço e valor dentro de si mesmo para o tesouro do Senhor?

-Um vaso de prata. Um pouco inferior que o ouro, mas também se trata de um metal precioso; A prata precisa ser polida, pois se perde o brilho. Um crente vaso de prata brilha por fora, mas por dentro não; é um crente que sorrir, mas anda em angustia, Fala de humildade amor e união, porem esse brilho só se vê por fora, somente em suas palavras e não em suas ações.

-Um vaso de barro. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós (2 Cor. 4:7). Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. (Jr 18:6). O crente vaso de barro está nas mãos do Senhor para que assim o senhor em sua vida fizer como bem lhe aprouver fazer. É em vasos de barro que Deus propôs guardar o seu bom tesouro, a excelência do seu poder. Um crente vaso de barro está disposto a mudar, não quer ser um caco entre os cacos, mas sim um vaso de honra nas mãos de Deus, quer ser feito um novo todas as vezes que se quebrar, quer ter dentro dele o óleo que representa o Espírito Santo de Deus habitando no crente. O crente vaso de barro tem na consciência que nada é, e o que há de valor é aquilo que Deus nele colocou. Apesar da fragilidade de um vaso de barro a excelência do poder de Deus está nele; Humilhando-se sempre debaixo da potente mão do Senhor. Crestes assim o valor não está nas roupas, nos bens, nos cargos na igreja, etc... está dentro de si, dos vossos corações. O vaso de barro não tem brilho próprio, o brilho provém do Espírito Santo de Deus. Embora sejamos frágeis, Deus nos usa para proclamar as Boas Novas e dá-nos poder para realizarmos sua obra.


Anselmo Silva.

Um comentário: